style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Com cobertura vacinal contra a poliomielite de apenas 58%, Santa Maria terá, neste sábado, o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos município, com exceção da Maringá, Santo Antão, Arroio do Só, Pains e Ruben Noal, estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para vacinar o público-alvo.
Conforme a prefeitura, cerca de oito mil doses da vacina contra a poliomielite já foram aplicadas no município. Isso corresponde a 58% do público alvo, composto por crianças de até cinco anos de idade. A meta é alcançar 95%.
Apesar dos avanços, número de negros em legislativos ainda é baixo
A procura pela vacina tem sido baixa na cidade. No último dia 13, uma ação especial de vacinação na Praça Saldanha Marinho, que durou quatro horas entre a manhã e a tarde, vacinou apenas nove crianças.
As doses da vacina ficam disponíveis nos postos de saúde durante o ano inteiro.
MULTIVACINAÇÃO
A Campanha de Multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e jovens de até 15 anos. O objetivo é controlar a incidência de doenças imunopreveníveis, como o tétano, o sarampo e a febre amarela. Para a vacinação, os pais ou responsáveis pelos menores de 15 anos devem levar a caderneta de vacinação da criança.
NO ESTADO
O Rio Grande do Sul registrava uma cobertura vacinal da poliomielite de 73% do público-alvo até a manhã da última quinta-feira. Mais de 390 mil crianças já receberam a vacina no Estado. Restam ainda cerca de 140 mil crianças para alcançar a meta de 95%.
Santa Maria chega aos 108 óbitos associados à Covid-19
A Campanha de Vacinação estava programada para se encerrar em 30 de outubro, mas o governo do Estado decidiu pela prorrogação com intuito de atingir a meta e aumentar a imunização de crianças.